Pages

domingo, 21 de agosto de 2011

A influência dos grupos sociais no consumo.


  O consumo tem crescido cada dia mais, em todos os lugares que se possa imaginar. Economistas, políticos, estudantes... todos procuram os fatores que influenciam a ação consumista e encontram vários, mas há um que é pouco abordado: O fator 'grupo', que nada mais é do que o ou os grupos aos quais o indivíduo pertence.
Já se sabe que o homem nasce em um grupo social e no decorrer de sua vida é inserido em vários outros, essa inserção o leva ao acúmulo de características e assim vai se moldando o caráter deste ser.  Na medida em que este interage com as pessoas dos grupos em que convive, ele é tanto infuenciado a consumir quanto influencia o que o outro consome.
Os efeitos desta infuência, varia a cada indivíduo, desde uma menor ou maior escala. À depender da pessoa referência, do grau de busca de parecer-se com o outro, do desejo de manter-se na moda ou simplesmente de acordo aos padrões do grupo, de buscar realizar algum motivo que o satisfaça, etc.
Assim, a partir dos papéis socias que possuímos e na medida em que passamos a fazer parte de novos grupos sociais, passamos a consumir de acordo com estes grupos, por exemplo:
1- Na família em que participamos, de acordo com a idade que possuímos, bem como de acordo com a nossa participação dentro da família, temos consumos específicos, pois os mesmos estão relacionados a idade, sexo, educação, etc.
2 - No trabalho, temos um formato de consumo na forma de nos vestir, que inúmeras vezes está dentro das exigências da empresa, segue normas, regras, modelos;
3- Nos diversos grupos sociais que participamos em lugares como: igreja, comércio, shopping, festas, bares, feiras, teatros, museus e muitos outros.
4- O status, a busca dele, o não querer sair do patamar social em que se encontra, é um dos grandes fatores hoje trabalhado pela mídia no que diz respeito ao consumo cada vez maior, de acordo com a classe do seu grupo social;

Enfim, o homem vive cercado de pessoas, inserido em vários grupos, sejam estes primários, secundários ou intermediários e são neles que o homem se vê, formado por um pedaço de cada grupo, consumindo o que lhe covêm e o que lhe asegura um lugar no grupo em que já pertence ou que deseja pertencer
.

0 comentários:

Postar um comentário