SÃO PAULO – Uma nova ferramenta da Serasa mostra que os brasileiros podem ser divididos em dez grupos distintos: ricos, sofisticados e influentes; prósperos e moradores urbanos; assalariados urbanos; empreendedores e comerciantes; aspirantes sociais; periferia jovem; envelhecendo na periferia; aposentadoria tranquila; envelhecendo no interior e Brasil rural.
A definição desses novos segmentos, segundo explicações do presidente da Unidade de Ressearch da Serasa Experian, Juliano Marcílio, se deu por meio do cruzamentos de informações de marketing e consumo com dados cadastrais do Censo, do IBGE, da Pnad e da própria Serasa.
Para ele, essas novas definições representam de forma mais fidedigna as necessidades, os comportamentos e os desejos da população, do que as atuais classificações por faixa de renda ou classe social. “As divisões atuais são muito amplas e existe uma série de visões diferentes de mundo dentro delas”, disse.
Dentre os benefícios que a nova ferramenta pode trazer para o consumidor, estão a confecção de produtos e políticas públicas mais próximas da realidade de cada grupo.
Grupos
De acordo com o Mosaic, dos dez grupos que se dividem a população brasileira, a periferia jovem é o que possui a maior representatividade: 20,92% da população.
O grupo seria formado por jovens trabalhadores de baixa renda (3,55%), jovens que se encontram na informalidade (2,74%), trabalhadores de baixa qualificação (4,68%), excluídos do sistema (5,49%), estudantes da periferia (1,32%) e famílias assistidas da periferia (3,13%).
Na outra ponta, estariam os ricos, sofisticados e influentes (1,86%), seguidos pelos empreendedores e comerciantes (5,01%).
A definição desses novos segmentos, segundo explicações do presidente da Unidade de Ressearch da Serasa Experian, Juliano Marcílio, se deu por meio do cruzamentos de informações de marketing e consumo com dados cadastrais do Censo, do IBGE, da Pnad e da própria Serasa.
Para ele, essas novas definições representam de forma mais fidedigna as necessidades, os comportamentos e os desejos da população, do que as atuais classificações por faixa de renda ou classe social. “As divisões atuais são muito amplas e existe uma série de visões diferentes de mundo dentro delas”, disse.
Dentre os benefícios que a nova ferramenta pode trazer para o consumidor, estão a confecção de produtos e políticas públicas mais próximas da realidade de cada grupo.
Grupos
De acordo com o Mosaic, dos dez grupos que se dividem a população brasileira, a periferia jovem é o que possui a maior representatividade: 20,92% da população.
O grupo seria formado por jovens trabalhadores de baixa renda (3,55%), jovens que se encontram na informalidade (2,74%), trabalhadores de baixa qualificação (4,68%), excluídos do sistema (5,49%), estudantes da periferia (1,32%) e famílias assistidas da periferia (3,13%).
Na outra ponta, estariam os ricos, sofisticados e influentes (1,86%), seguidos pelos empreendedores e comerciantes (5,01%).
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2010/02/03/brasileiros-estao-divididos-em-dez-grupos-sociais-diz-serasa-experian.jhtm
Para melhor compreensão, o Garagem Social representou a maior fatia dos dez grupos, o da periferia jovem, no gráfico abaixo:
1 comentários:
A juventude cresce mas as relações entre estes diminuem.
Postar um comentário