Uma maneira mais fácil de enxergarmos os grupos sociais é pensarmos que convivemos o tempo todo inserido em um destes grupos; ou o que você pensa que é a sua família ? E a galera do colégio? Sim, todas estas pessoas constituem com você os grupos sociais. Mas como podemos definir um grupo?
Fácil, a partir do momento que você interage com outras pessoas, mantendo certa organização, em prol de realizar uma ação de interesse comum a todos em conjunto, estará participando de um grupo.
Para diferenciar esses grupos sociais existem três classificações:
- Grupos Primários: são pequenos e de relações intimas; famílias, por exemplo. Podem ter contatos diretos e indiretos, como quando nos relacionamos com parentes que estão distantes por e-mail. Geralmente são mantidos durante anos.
- Grupos Secundários: são grandes e com relações apenas formais e institucionais. Alguns podem durar anos, mas alguns desaparecem depois de uma curta existência.
- Grupos Intermediários: são aqueles em que as duas formas se alternam; tanto a primária quanto a secundária, um bom exemplo desse grupo é a escola.
Sabendo essa definição e entendendo as diferenças desses grupos vocês já podem identificar e diferenciar todas as interações que ocorrem no nosso dia-a-dia e com certeza enxergará o cotidiano com outros olhos.
1 comentários:
Outras formas de agrupamentos sociais
Agregados sociais: é uma reunião de pessoas que mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações sociais. Podemos destacar a multidão, o publico, e a massa.
Multidão: Ex: um grupo de pessoas observando um incêndio.
Características da multidão:
FALTA DE ORGANIZAÇÃO: não possui um conjunto de normas.
ANONIMATO: não importa quem faz parte da multidão.
OBJETIVOS COMUNS: os interesses, as emoções, e os atos têm o mesmo sentido.
INDIFERENCIAÇÃO: todos são iguais perante a multidão, não há espaço para manifestar as diferenças individuais.
PROCIMIDADE FISICA: os componentes da multidão ficam e contato direto e temporário
Postar um comentário