Define-se um grupo a partir da união de pessoas que possuem características e afinidades em comum. O homem, por sua natureza, é um ser inteiramente social, buscando por toda sua vida meios de interagir e se aliar a algum grupo. Ele pode ser aceito ou reprimido por determinada associação, mas é claro que no interior de qualquer grupo, o indivíduo desenvolve relacionamentos que por meio de agradáveis trocas de experiências, geram uma aprendizagem coletiva que vai identificar as compatibilidades e o que é certo ou errado dentro de tal grupo.
As relações grupais, mesmo com tanto em comum, nem sempre são homogêneas e calmas. Para a aliança não seja desfeita, é preciso haver um contínuo processo de comunicação, pois esta é indubitavelmente a base de qualquer relacionamento. Além do líder, que deve possuir bom senso e tomar decisões, há de se lembra da motivação, pois sem esta os sonhos esfriam, as metas parecem inalcançáveis, e o interesse acaba por se perder.
Ao nascer, a criança já está inserida num grupo social, a família. E com o passar dos anos, ela vai se relacionando com vários outros grupos distintos, como escola, igreja, bairro, e posteriormente universidade e seu grupo de trabalho. Por tanto o bom relacionamento nos grupos sociais, sejam quais forem eles, é uma necessidade humana.
0 comentários:
Postar um comentário