Pages

sábado, 6 de agosto de 2011

Agregados Sociais

 



  Onde se reúnem pessoas com fraco sentimento grupal e que mesmo assim mantêm ainda que por pouco tempo comunicação e relação social. Não tem organização hierárquica nem de funções, isso é justificado até pelo fato de as pessoas serem desconhecidas e por terem pouco contato.
  Os agregados sociais são exemplificados como multidão, público e massa, que por sua vez são caracterizados da seguinte maneira:
  Multidão- Concluímos que a multidão se forma por um objetivo comum e por pessoas que não se conhecem. Grupos caracterizados por este conceito não possuem organização e  os seus componentes são indiferentes apesar da aproximação. Uma multidão é formada de maneira ocasional.
  Público- É formado de maneira espontânea e com uma certa organização, havendo um contato primário entre os que o compõem, com comunicação direta e com integração intencional.
  Massa- É um agrupamento relativamente grande de pessoas separadas e que não se conhecem, não demonstrando resposta aos estímulos externos e as opiniões formadas que recebem dos meios de comunicação de massa. Num aglomerado deste tipo as pessoas são induzidas a agirem de forma emotiva e irracional, tendo seu comportamento manipulado inconscientemente. Os integrantes de uma massa não têm noção de grupo.
  Compreendendo as características dos agregados sociais podemos ainda mais facilmente entender as diferenças dos grupos sociais para os mesmos e entender melhor o que está acontecendo ao nosso redor.

                                                                                                            


2 comentários:

Interação-social disse...

Muito bom o vídeo de vocês garagem social.explica e exemplifica bastante sobre os agregados sociais.
um exemplo também de agregado social é um pequeno comício, cujo os "+ fortes" manipuladores, envolvem o público que o assiste, com promessas e ou dinheiro.

Sociologia 2º D disse...

As formas de agregado social crescem cada vez mais, a contemporaneidade está reduzindo as relações sociais, crescem cada vez mais as formas de contato indireto, impessoais.

Postar um comentário